Primeiro abra uma janela do terminal e digite:
~ sudo pacman -Syu
O comando atualiza os pacotes previamente instalados no sistema, sincronizado ao repositório oficial do Linux Manjaro. Portanto é recomendado que seja executado antes da instalação de novos pacotes.
O ‘pacman’ é o gerenciador de pacotes nativo para linha de comando do Arch Linux, do qual o Linux Manjaro é derivado, assim como o ‘apt’ é para o Ubuntu e o ‘dnf’ para o Fedora. O ‘pacman’ também possui uma versão com interface gráfica chamada ‘Pamac’.
O comando ‘sudo’ foi utilizado em conjunto porque caso hajam novas é necessário permissão do usuário root para instalar novos pacotes caso hajam atualizações.
Observação Importante
Apesar de parecer uma informação básica para usuários experientes, o caractere ‘~’ exibido no início do comando não deve ser digitado, ou seja, não faz parte do comando. Ele serve apenas para simbolizar que o comando está sendo executado em uma conta de usuário comum do Manjaro. Para o usuário root, com permissão total, o caractere ‘#’ é o que antecede o prompt da linha de comando.
Para pesquisar um novo pacote ou programa no repositório, utilize:
~ pacman -Ss <nome do pacote/programa>
Exemplo, para buscar o programa ‘gimp’, editor gráfico open source muito popular em distribuições Linux:
~ pacman -Ss gimp
Imediatamente o sistema irá informar o nome completo, a descrição resumida e se você já possui o pacote instalado.
Apesar de não ser o caso do Gimp, alguns pacotes possuem um nome diferente como prefixo, seguindo de ‘/’ e o nome do pacote pesquisado.
Exemplo, você faz uma pesquisa por ‘taskwarrior’, um programa gerenciador de tarefas para linha de comando:
~ pacman -Ss taskwarrior
O primeiro resultado que aparece na tela é “community/taskwarrior-tui”, mas apesar da descrição parecer confirmar que é o programa que estamos buscando,
pode deixar o usuário na dúvida em razão do “community/” no início do nome.
Na verdade esse prefixo corresponde ao repositório de origem do pacote, ou seja, o programa ‘taskwarrior-tui’ é mantido no repositório ‘community’.
Opcionalmente, você pode obter mais informações sobre o pacote por meio dos comandos:
~ pacman -Si taskwarrior-tui
~ pacman -Sii taskwarrior-tui
A diferença é que o segundo exibe informações mais detalhadas. Note que diferentemente do comando pesquisar, onde buscamos simplesmente pelo termo “taskwarrior”, no comando de exibir informações é preciso informar o nome exato do pacote ou programa, neste caso, ‘taskwarrior-tui’.
Para instalar um programa:
~ sudo pacman -S gimp
Também é possível instalar um novo pacote ou programa simplesmente digitando o respectivo nome na linha de comando. Exemplo:
˜ gimp
O Manjaro reconhece automaticamente se o programa não estiver instalado e mostra a palavra em vermelho. Caso não esteja, se você apertar enter o sistema pergunta se você deseja instalar.
Para confirmar que o programa foi instalado corretamente:
~ which gimp
Caso a instalação tenha ocorrido com sucesso, o path (caminho) para o programa será exibido em sua tela, como por exemplo:
/usr/bin/gimp
Você também pode baixar o pacote sem precisar instalar com o comando:
~ sudo pacman -Sw gimp
Todos os pacotes baixados por meio do pacman, instalados ou não, ficam no diretório:
/var/cache/pacman/pkg
Para executar o programa, basta digitar o nome direto na linha de comando ou obtenha informações sobre como executar através do help:
~ gimp
~ gimp --help
Para desinstalar o pacote:
~ sudo pacman -R gimp
Por fim, para saber mais sobre todos os parâmetros disponíveis no ‘pacman’:
~ pacman --help
Ou para obter mais detalhes sobre um parâmetro específico, como por exemplo o parâmetro “-S”:
~ pacman --help -S